VANTAGENS
O Simples Nacional é um regime tributário simplificado criado para incentivar as pequenas e médias empresas. Nesse regime há apenas uma guia unificando todos os tributos, mas essa não é a grande vantagem do Simples Nacional: o principal benefício de ter uma empresa enquadrada no Simples é a redução da Carga Tributária com a porcentagem de tributos é menor comparado a outros regimes.
Nesse regime, há menos burocracias; o que facilita na contabilidade e reduz o custo dela. Há também a questão de as empresas do Simples possuírem um identificador único, não sendo necessariamente realizar cadastro em cada instância (Municipal, Estadual e Federal).
Os gastos com a Folha de Pagamento também são menores, por ser dispensada a cobrança de INSS Patronal.
Se você gostou de todas essas vantagens e quer ter uma empresa no Simples Nacional fique atento: nem todas as atividades pode ser enquadradas no Simples Nacional.
DESVANTAGENS
As vantagens do Simples Nacional são bastante atraentes, mas as desvantagens mostra que deve-se pensar duas vezes antes de aderir esse regime, confira algumas delas:
O Faturamento para empresas do Simples Nacional possui um teto máximo (R$ 4,8 milhões);
As taxas cobradas tem como base o faturamento bruto anual, e não no faturamento líquido da Empresa;
Não há crédito de impostos (ICMS e IPI). O que pode ser ruim para algumas empresas;
Empresas de Pequeno Porte (EPP) possuem um limite de exportação de R$ 3,6 milhões
O Simples Nacional não aceita inadimplências com o governo; todos os tributos devem ser pagos regularmente (Não pode acumular guias vencidas tanto do Simples quanto do INSS, ICMS ou ISS)